Éden
Só porque o nosso simples tomate recebe aqui na Hungria o sugestivo nome de "paradicsom" e vira "paraíso" - com um preco absurdo, lógico, porque nada que tenha um nome tao pomposo e importante pode ser barato, concordam? - eu, que nunca gostei dessa verdura, passei a adorá-la e a ter desejos noturnos de sanduíche de paradicsom e a sair de casa na chuva por causa do paradicsom e a comer paradicsom como se fosse macã. O prato ao lado, por exemplo, é a sopa de paradicsom que eu paraíso agora. Estao servidos?P.S.: Alguns húngaros que eu conheco ficariam muito zangados se soubessem eu ter colocado cenoura, milho e ervilha numa sopa tao delicada como uma "paradicsomleves" mas eu estou numa fase de experimentacoes culinárias. E nao ficou de todo ruim.
17 Comments:
Pois é, como tudo é relativo, não? Mas parece mesmo gostoso...
Sua fotografia está parecendo um cenário de Almodóvar!
Tá parecendo Ministrone (aquela sopa italiana) só que sem o macarrão. Taí, se não estiver muuuuito boa, talvez um macarrãozinho junto pode cair bem,tipo miojo ;-) ;-)
Bj
Obs.: Cadê suas fotos???
Tche!! Ainda bem que o Zoli, um amigo meu daqui, nao sabe ler portugues nem conhece esse blog porque eu tenho certeza que ele cortaria relacoes conosco se soubesse que a gente está querendo fazer miojo da paradicsom leves!! hehehe
Um dia ele foi comigo ao Balaton e ficou tres dias horrorizado por eu ter comido uns pedacinhos de pao junto com a sopa de tomate que a mae dele tinha feito pra gente. Eu até pensei que os xingos tivessem sido um tipo de brincadeira mas quando a gente estava voltando pra Budapeste, ele todo sério falou comigo, baixinho, algo como "olha, eu nem vou comentar com a minha mae o que voce fez, tá?" hauahuahau
A Tia Ana tem razao, tudo é relativo mesmo... é só cruzar a fronteira onde o tomate recebe o nome de "paraíso" e temos que tomar o maior cuidado com o que fazemos com ele!! ;-)
É verdade, mamae, e eu nem tinha reparado nisso! Só faltou eu convidar a Judit pra almocar comigo! :-) (Toda vez, 100% das vezes, que alguém conversa comigo em espanhol, eu me sinto num filme do Almodóvar!)
Chica, a mí me gustaría muchísimo comer contigo este paraíso... Pero jamás me olvidaré de aquél plato rosa que comemos (y cuyo nombre no me acuerdo)...
Besitos, Raul!
Esse Zoli... Sei não.
Família, Raul; Raul, Família!! :-)
O Raul é um grande amigo, aí da Letras também, que ganhou uma bolsa de estudos em Portugal e, antes de voltar pro Brasil, veio passear em Budapeste! O "prato rosa" que degustamos juntos é um dos meus preferidos: "gyümölcsleves", ou "sopa de frutas", e é de um rosa tao rosa que merece, brevemente, uma foto por aqui!
Sopa de frutas? E rosa??? Argh!!!!O Raul só pode ter razão. Birana, você deve estar meio obnubilada em Budapeste, pra gostar de sopa rosa de frutas :-)
Tchê: ministroni deve ser sopa de ministro. A italiana eu acho que é minestroni.
Em homenagem ao Golias que morreu ontem, nós estamos uma autêntica família Trapo!:))))
Prazer, família da Anna!
Csók, Raul!
Família Trapo mesmo! ;-) E, pelo meus erros de português, acho que o Golias vai me escolher para dar uma "encarnadinha"... ;-)
Agora me diga Gogosta, com uma sopa de tomate sem nada dentro e outra de rosas, prefiro a sopa "de ministro" com todos aqueles legumes, miojo e pãozinho mesmo...
Bem vindo, Raul! Não se assuste conosco não, que não mordemos. Sabe aquele filme "A Excêntrica Família de Antônia"? Pois é. A nossa saga começou com a bisavó da Anna Barbara...;-)
Tchê, não fica triste não, que eu ainda ganho longe de você com o meu "céu artificial". Agora, só prá matar mais um pouquinho, o que vi foi erro de italiano, não?;-)
Xi gente... eu tô pior que o Lula! E registrado no site de uma sobrinha formada em letras, professora de português e latim e descobridora da Hungria... Fora o outro erro da "sopa de rosas" - e não de "frutas e cor de rosa" - do qual vocês me pouparam a vergonha (agora tô revendo tudo...)
Já pensou, uma mistura do Golias com o Lula?...
Gogosta,
Você só me enrola,não? Cadê suas fotos? Outro dia sua mãe nos mandou uma foto linda sua para palpitarmos obre seu corte de cabelo. Não deu outra: colei na tela do pc de casa! Assim mato suas saudades todos os dias. Só que tô cansanda de matar sempre as mesmas saudades... Pode ir mandando outras, pois dá o mesmo trabalho que mandar poses de limões e sopas, ok?
Obs.: Sua gargalhada maravilhosa faz muita falta...
Jones,
O que vem a ser esse seu "céu artificial"?
Muito prazer, Raul!
Czók (?) para você também!
Tchê! Descubra você mesma! e vá até a foto da prisão... Devia haver um sinalzinho com as letras para demonstrar quando se está com vergonha, não é?
Uai, não achei nada grave o céu artificial. Não dá pra ver direito, mesmo, e podia muito bem ser clarabóia.
E, Tchê, a sopa de ministros rosas foi é muito engraçado!!
Megjegyzés küldése
<< Home