szerda, szeptember 14, 2005

Órarend


Esta é a escola de húngaro onde voces poderao me encontrar nos próximos dez meses. Minhas aulas mal comecaram e já me colocaram numa sala onde o colega menos experiente estuda húngaro há tres anos. Durante dois dias eu tentei fingir que se eu estudasse bastante eu poderia entender sobre a mudanca na prosa da literatura húngara em 1979 mesmo sem nunca ter lido mais do que tres páginas da literatura, ela própria. Ainda tinha esperancas de que, com algumas semanas, eu estaria apta a comecar a ler a bibliografia de 12 livros que o professor de história recomendou, mas nada me assustou mais do que um colega comentar comigo que a aula de hoje sobre arte húngara dos anos de 830 a 970 tinha sido "muito banal porque ele já tinha visto isso tudo na universidade" e tudo que eu tinha entendido era que o professor devia estar explicando sobre tres tipos diferentes de vasos, já que ele tinha desenhado algo parecido no quadro...

Vencida pela realidade, a partir de amanha, possivelmente, terei aulas só de língua húngara, mas nem por isso ficarei mais tranquila porque só estarei adiando até Janeiro minha presenca nessas aulas difíceis. A bolsa de estudos que ganhei era destinada a alunos que já estudaram húngaro na universidade e por esse motivo me foi negada anteriormente, mas agora que o instituto mudou de idéia eu estou com a nítida sensacao de que eu terei que bater algum tipo de recorde e aprender húngaro em quatro meses.

4 Comments:

At szerda, szeptember 14, 2005 10:44:00 du., Anonymous Névtelen said...

Você conhece o ditado judeu que diz que é preciso ter cuidado com o que pedimos a Deus porque ele, um dia, pode nos atender? :-)

Enfim, é só um grande desafio, assim do jeito que você gosta. Felicidades!

 
At csütörtök, szeptember 15, 2005 7:58:00 de., Anonymous Névtelen said...

É, Tia Ana, mas seria pedir demais que ele tivesse me avisado na data certa, como avisou todos os outros 29 bolsistas? Acho que seria, né?, eu já estou entrando de gaiato mesmo... ;-) Além do mais, "Deus é um cara gozador, adora brincadeiras"...

 
At szerda, szeptember 28, 2005 6:19:00 de., Anonymous Névtelen said...

Mesmo conhecendo de perto a realidade de se passar três dias na Hungria e se sentir completamente perdido e entender só "internet" e "coca-cola" eu tenho o estranho sentimento de que você vai conseguir.
Muitos csók, Raul!

 
At szerda, szeptember 28, 2005 3:52:00 du., Anonymous Névtelen said...

Raul, Raul... até agora eu só consegui me desesperar com a idéia de nao estar entendendo muita coisa...

 

Megjegyzés küldése

<< Home