szerda, november 16, 2005

Teoria da Conspiracao

Outro dia eu contei pra minha mae que há mais habitantes na cidade de Sao Paulo do que em toda a Hungria. Contei também que a populacao húngara está diminuindo: a expectativa é de que, em 2050, ela nao chegue a oito milhoes de pessoas. Caso contado, algumas risadas e, dias depois, em um de nossos telefonemas (quase) diários, mamae me disse que tinha se deparado com um artigo sobre línguas em extincao e tinha logo procurado se o húngaro estava entre elas.

Dizem os linguístas que de 3.000 a 6.000 línguas podem desaparecer ainda neste século mas, nao, nao foi dessa vez que o húngaro entrou na listinha. É preciso apresentar menos de 2.000 falantes para que o idioma corra esse perigo.

Pois bem... agora a pouco o Gábor estava nos contando sobre palavas húngaras adotadas por outras línguas: "kocsi", por exemplo, que virou "coach" em ingles, "kutsche" em alemao, "cocchio" em italiano, "coche" em espanhol... Nao é incrível? Ao contrário do que poderíamos imaginar, o húngaro nao está sumindo! O mundo fala húngaro e nao sabe disso! Ou melhor, nao só o mundo: qual é mesmo o filme de Hollywood que mostra os extraterrestres falando entre si em húngaro? E ainda vou mais além! Há quem afirme que os húngaros sao mesmo os próprios extraterrestres! Sim, sim, muitos afirmam isso, mas isso é uma outra história, que fica pra uma outra vez...

2 Comments:

At szombat, november 19, 2005 4:31:00 du., Anonymous Névtelen said...

Falando em Hollywood, aqui vai uma lista dos poucos húngaros que trabalharam ou trabalham lá: Johnny Weiszmüller (Tarzan), Béla Lugosi (Conde Drácula), o imortal Tony Curtis, Adolf Zukor (fundador da Paramount), Leslie Howard (de E o Vento Levou...), Zsa Zsa Gábor, o diretor George Cukor, Peter Lorre, Adrien Brody, o diretor Michael Curtiz (Casablanca) e algumas surpresinhas (descobri há pouco tempo): Drew Barrymore, Paul Newman (!) e do mundo da música Paul Simon (!), Alanis Morissette (que canta em húngaro também), Mark Knopfler (Dire Straits) e Gene Simmons (guitarrista do extinto Kiss). Isso sem falar que tanto Goldwyn quanto Mayer eram judeus húngaros e diziam naquela época que o único nao-húngaro de Hollywood era o leao... Vou me lembrar de mais alguns e depois incluo aqui... :-))

 
At szombat, november 19, 2005 5:01:00 du., Anonymous Névtelen said...

Pois é… os próprios americanos dizem que a palavra „movie” veio da expressao húngara „mozi” (que é um diminutivo simpático de mozgófilm, ou „filme que se move”). Continuando a lista, só mais alguns: Goldie Hawn, John Derek (marido da Bo Derek), o fundador da Fox Filmes William Fox (nascido Vilmos Fried), Joe Pasternak, o compositor Miklós Rózsa (ganhou 3 Oscars), os diretores István Szabó (Coronel Redl e Mephisto), Andrew Vajna (Rambo, Evita), Joe Eszterhas (Flashdance), László Kovács fotografou o filme Easy Rider e Vilmos Zsigmond os Encontros Imediatos do Terceiro Grau (bom, como ele é marciano… estava em casa!)

Dizem que no escritório de Adolf Zukor (fundador da Paramount) havia uma placa para os que estavam procurando emprego, que dizia: TO BE HUNGARIAN IS NOT ENOUGH.
Mas alguém rabiscou embaixo: „…but it helps…”

E para terminar:

Norman Macrea, editor-geral do Economist fez o seguinte comentário cínico: „Os húngaros criaram Hollywood bem antes de terem criado algo bem MENOS destrutivo: a bomba atomica”.

 

Megjegyzés küldése

<< Home