vasárnap, október 30, 2005

Nemzeti Színház

(O Teatro Nacional, onde assistirei a Buborékok daqui a pouco)

Színház - Emeletesre megszerkesztett hely, melyben egyesek egy emelkedettebb, lepellel elrekesztett helyen fejben megjegyzet szerepeket csevegnek, esetleg szerelmes jeleneteket. Ezer ember remegve, esetleg nevetve mered ezen jelenetekre, s egyszerre tenyereket hevesen egybever. Ezt befejezve egyszerre elmennek, megjegyezve: ejnye, de kellemesen telt el e remek este.

****
Karinthy Frigyes, escritor amigo do Kosztolányi, inventou o Eszperente, brincadeira intraduzível que consiste em definir uma palavra através de um texto que só apresente a vogal "e". Acima, ele descreve meu programa de hoje a noite. Eu tenho que concordar, mesmo antes de sair de casa, que é isso mesmo um teatro:

um lugar construído em andares, onde certas pessoas, num espaco mais elevado obstruído por um véu, falam os papéis anotados na cabeca, talvez cenas de amor. Mil homens vibrando, de vez em quando dando risadas, olham fixamente para a peca e, de repente, batem palmas juntos, calorosamente. Depois disso, vao embora de súbito, comentando, ah, como foi agradável essa noite maravilhosa.

(Nao é ao menos inusitado um texto como esse só com uma vogal?)

7 Comments:

At vasárnap, október 30, 2005 4:05:00 du., Anonymous Névtelen said...

Uai... Eu não fui lá, não... Também, minha guia me abandou no primeiro dia... :)
Tenho que voltar o quanto antes!
Csókok, Raul!

 
At vasárnap, október 30, 2005 4:32:00 du., Blogger Anna said...

Raul, vc se lembra dele, sim! É aquela coisa iluminada e colorida 'a noite, um pouco afastada, mas do lado do Danúbio, que nao combina nem um pouco com o resto da paisagem... Voce o viu de dentro do villamos, junto comigo. Eu só nao me lembro se vc concordou ou nao quando eu disse que era feia demais aquela iluminacao...

 
At vasárnap, október 30, 2005 9:12:00 du., Blogger stella said...

meu deus, que língua rica! e eu achava que o que menos tinha em húngaro era vogal...

 
At vasárnap, október 30, 2005 9:15:00 du., Anonymous Névtelen said...

Com tanta coisa linda dentro do villamos, pra que olhar pra fora?!
Csókok, Raul!

 
At szombat, november 05, 2005 10:20:00 de., Anonymous Névtelen said...

Megjegyzem: kellemesen meglepett e terjedelmes leveled! (Comento: sua longa narrativa surpreendeu-me agradavelmente) :-))

 
At szombat, november 05, 2005 4:34:00 du., Anonymous Névtelen said...

Gábor! Pena que a Anna Barbara está sem computador, pois tenho certeza que ela teria adorado seu comentário, igual eu mesma! (e o Karinthy Frigyes também!)

 
At kedd, november 08, 2005 9:34:00 du., Blogger Anna said...

Pois é... tal filha, tal mae. ;-)

 

Megjegyzés küldése

<< Home