vasárnap, október 23, 2005

O Som do Húngaro

A Tche reparou, brilhantemente, através daquele meu texto ali embaixo, que o húngaro apresenta muitas letras k, y, e t. Eu nao posso deixar esse comentário passar assim, em brancas nuvens. Já que me deram corda, aqui vao algumas rápidas observacoes sobre essas letrinhas:

. o y, apesar de nao ser uma letra nativa e só aparecer em palavras estrangeiras ou arcaicas, é parte das letras gy, ly, ny e ty. Sim, no húngaro cada uma dessas "duplas de letras" sao consideradas uma só letra, porque formam um só som. Entao, na verdade, o y aparece muito porque há outras letras formadas por ele também.

. o plural do húngaro é feito nao com a letra s, como no portugues, e sim, na maior parte das vezes, com a letra k. Fiú = menino/ fiúK = meninos; alma = maçã/ almáK = maçãs; villamos = bonde/ villamosoK = ... Além disso, como essa letra nao faz parte do nosso alfabeto, ela causa, sim, uma certa estranheza e nos chama a atencao mesmo.

. por fim, a nobilíssima letra t, além de marcar o passado do verbo, é a marca de objeto direto. Imprescindível, meus colegas de Latim conhecem bem a importancia dessa desinencia.

Só que esse monte de k, y e t nao faz, como a Tche pensou, o som do húngaro agressivo ou arranhado. "... o húngaro nao é feio", eu tenho que concordar mais uma vez com Guimaraes Rosa. Ele é uma língua bem sonora, musical, talvez por apresentar 14 variedades de vogais e 26 consoantes.

Querem ver como isso é verdade? Deem uma olhada em um conto popular húngaro e escutem a leitura do mesmo texto. (E nao, eu nao espero que alguém mais, além do Sr. János e da minha mae, decifre a historinha. Na verdade, nem é mesmo muito confortável ficar entendendo a narradora dizer, com o tom de voz mais normal do mundo que "o rei queria casar suas tres filhas e isso nem seria difícil, já que ele tinha tres países e cada uma delas ficaria com um deles". Um conto de fadas nelsonrodriguiano, digamos assim...)

1 Comments:

At kedd, július 15, 2008 11:30:00 de., Anonymous Névtelen said...

Muito interessante, diga-se de passagem. Tens alguma indicação de livro para um estudo mais detalhado do húngaro?
Até.

 

Megjegyzés küldése

<< Home