péntek, december 09, 2005

Estatuazinha de Gesso

“Esta minha estatuazinha de gesso, quando nova
– O gesso muito branco, as linhas muito puras –
Mal sugeria imagem de vida
(embora a figura chorasse).

Há muitos anos tenho-a comigo.
O tempo envelheceu-a, carcomeu-a, manchou-a de pátina
amarelo-suja.

Os meus olhos de tanto a olharem,
Impregnaram-na da minha humanidade irônica de tísico.

Um dia mão estúpida
Inadvertidamente a derrubou e partiu.
Então ajoelhei com raiva, recolhi aqueles tristes fragmentos,
Recompus a figurinha que chorava.
E o tempo sobre as feridas escureceu ainda mais o sujo
mordente de pátina...

Hoje esse gessozinho comercial
É tocante e vive, e me fez agora refletir
Que só é verdadeiramente vivo o que já sofreu.”

Foi uma referencia a esse poema do Manuel Bandeira minha resposta ao Prof. Martinez quando ele me perguntou sobre Budapeste. Porque é assim que eu sinto a cidade: ao mesmo tempo em que traz consigo uma imponencia que a fez receber o apelido de "Pérola do Danúbio", traz consigo também tantas marcas de tempos difíceis que, por sua vez, fazem com que ela seja mais humana, mais real. Budapeste é como a estatuazinha quebrada, eu tentei dizer ao meu professor, meses atrás.

Hoje recebo um presente de minha colega de quarto. Um artigo: In Praise of Broken Cities, escrito por um professor americano, Michael Blumenthal, e foi como se eu lesse meus pensamentos em ingles...

2 Comments:

At szombat, december 10, 2005 11:12:00 du., Anonymous Névtelen said...

Deve ser por isso que eu gosto tanto da coroa com a cruzinha tombada...

 
At szerda, július 19, 2006 6:57:00 du., Anonymous Névtelen said...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

 

Megjegyzés küldése

<< Home